Marighella – Amado e Odiado


Documentário – Carlos Marighella foi o maior inimigo da ditadura militar no Brasil. Líder comunista e parlamentar, foi preso e torturado, e tornou-se famoso por ter redigido o Manual do Guerrilheiro Urbano.

marighella, 2marighella, 3Devido à ditadura militar, muito sobre os bastidores da época foi mantido em sigilo ou, no máximo, pouco divulgado.

Natural, afinal de contas o país vivia um período onde a censura atuava com rigor, impedindo a publicação livre de notícias e opiniões.

Nos últimos anos, o cinema brasileiro tem recuperado um pouco desta história, seja devido à vivência dos diretores mais antigos ou pelo próprio interesse da nova geração.

Não há, por enquanto, um único filme que aborde a ditadura militar como um todo, ao menos não com a abrangência do ainda impactante Pra Frente, Brasil (1981). Mas há vários filmes que revelam trechos da época, como se pouco a pouco o cinema brasileiro fosse montando um quebra-cabeças sobre o assunto. Marighella é uma destas peças.

De Francisco Russo


[KGVID poster=”http://tvhumana.com/wp-content/uploads/2014/04/marighella-6.png”%5Dhttp://tvhumana.com/wp-content/uploads/2016/video/marighella-documentario.mp4%5B/KGVID%5D


Trailer


marighella


 marighella, 4Curiosidades, bastidores, novidades, e as filmagens.


Em família

A diretora e socióloga Isa Grinspum Ferraz é também a sobrinha de Carlos Marighella. Ela decidiu fazer este documentário para comemorar os cem anos do nascimento de seu tio.

Depoimentos diversos

O filme conta com 32 depoimentos de personalidades diferentes sobre Marighella. Dentre elas, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ator Lazaro Ramos e o rapper Mano Brown, do grupo Racionais Mc’s..

 


 

Lançamento 10 de agosto de 2012 (1h40min)
Dirigido por Isa Grinspum Ferraz
Com Lázaro Ramos
Gênero Documentário
Nacionalidade Brasil

 


GALERIA de FOTOS


marighella, 6

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s