Construindo Impérios – História em Documentários

Para entender as grandes potências de hoje, faremos uma viagem pelo crescimento e decadência, dos maiores impérios da Humanidade.

Conheça a História deles.

g8O termo Império vem do latim “imperium”, que significa poder, autoridade.

Quer dizer primeiramente, um território geográfico, uma extensão de terra – o estado imperial.

Contém um conjunto de nações e povos etnicamente e culturalmente diversos, que são governados por um monarca – denominado imperador.

grandes impérios da história - 3Um império sempre procura crescer economicamente, através da exploração das riquezas naturais, históricas, e a mão de obra dos países dominados.

” Império ” pode ainda se referir ao período histórico, que um país exerce uma forte influência política, econômica, cultural, e até administrativa sob outro país – colonizando, explorando, matando e desumanizando o povo desta Nação. Oprimindo-a e destinando-a ao atraso histórico, sócio-político e cientifico.

O chefe supremo de um império é geralmente chamado imperador, mas nesse sentido, poderia hoje, ser entendido como o presidente ou primeiro-ministro de uma grande potência econômica e bélica.


[haccordions title=”” width=”950″ height=”1100″ hwidth=”8″ activateon=”click” active=”0″ speed=”700″ autoplay=”false” pauseonhover=”true” cyclespeed=”6000″ theme=”dark” rounded=”false” enumerate=”false”]
[haccordion title=””]

[huzzaz id=”construindo-um-imprio” vpp=”8″ height=”1000″ bg=”*000000″ color=”*ffffff” button=”*a82205″ highlight=”*c0c0c0″]

[/haccordion]
[/haccordions]


imperio-romano-grandes impérios da históriagrandes impérios da história - 3Atualmente se entende como “império” não apenas um Estado que abarca varias nações étnicas, mas também todo Estado que influi sobre a soberania de outros Estados, seja aproveitando-se deles (como o antigo colonialismo europeu), seja formando-os segundo sua própria imagem.

Assim, poderia-se interpretar os Estados Unidos e a extinta União Soviética como impérios, apesar de não conquistarem territórios politicamente.

No século XX o termo “imperialismo” adquiriu a conotação pejorativa que tem atualmente, em parte graças a Lênin, que em seu livro “O imperialismo: a fase superior do capitalismo”, dizia:

Nesta obra temos provado que a guerra de 1914-1918 tem sido, de ambos lados beligerantes, uma guerra imperialista (isto é, uma guerra de conquista, de bandidagem e de roubo), uma guerra pela repartição do mundo, pela partilha e a nova repartição das colônias, das “esferas de influência” do capital financeiro, etc.

-grandes impérios da históriaA partir do ano 1949, quando o que fora o Império Chinês se converteu na atual República Popular da China devido a Revolução Cultural de Mao Tse Tung, se inicia uma nova época onde a palavra império é substituída por palavras politicamente mais corretas como “segurança nacional” ou “posicionamento de bloqueio”, surgem os imperialismos (palavra que, apesar de parecida, muito pouco tem que ver com o que representa a palavra império), que representam a soma de todas as agressões ao Direito Internacional, direito ironicamente criado por estas mesmas potencias imperialistas e condensado na criação da Organização das Nações Unidas (ONU).

O último Estado que oficialmente levou esse nome foi o Império Japonês. O país alterou sua denominação depois da drástica alteração de sua política exterior desde o final da Segunda Guerra Mundial que lhe impedem implementar um expansionismo com rasgos imperialistas.

Posteriormente, em 1976 o general centro-africano Jean-Bédel Bokassa se proclamou soberano do Império Centro-africano que durou menos de três anos, até seu destronamento e a restauração da república.

grandes impérios da história - 6Alem de, os monarcas britânicos levaram o título de imperadores da Índia desde 1877 até 1947 e o título do soberano etíope também era traduzido usualmente como imperador, até 1975. Após isso, apenas ao chefe de Estado japonês continuou a ser chamando no Ocidente de imperador.

Hoje em dia, vários países poderiam ser classificados como imperialistas. Na América do Sul, alguns países de economia pequena, chamam assim até o Brasil e a Argentina.

Contudo, o uso da força bélica e a expansão territorial são ainda as características principais dos países imperialistas, que devido à grande mídia, muitas vezes se assemelham demais com os antigos impérios em crueldade e crimes de guerra, mas não são vistos assim.

grandes impérios da história - 6Israel faz esse papel no Oriente médio atualmente. A ideologia sionista tem imposto aos palestinos desde 1948, o mesmo tratamento que receberam dos nazistas (com diferenças de estilo apenas), e que gerou a criação da ONU.

Infelizmente a Organização das Nações Unidas ainda é um filho que não vingou na Era dos Direitos Humanos.

Hoje, todo o mundo ocidental vê os árabes como bárbaros terroristas, quando na verdade, são os judeus e os americanos os principais responsáveis pelas invasões, bombardeios, ajuda econômica e armamentista de grupos guerrilheiros e terroristas no Oriente Médio.

Talvez a opinião pública e as pessoas que só leram o livro didático da escola não saibam, mas a História da Humanidade, tem muitas verdades desconhecidas do grande público, e dos próprios livros de História de muitos países. Inclusive do nosso – Brasil.

 

grandes impérios da história - 4

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s